Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

QUEM SOMOS

O Lar São Vicente de Paulo de Valentim Gentil sucessor ao Conselho Particular Da Sociedade São Vicente De Paulo De Valentim Gentil, Estado de São Paulo, fundado em 19 de junho de 1969, é uma entidade sem fins lucrativos e seu trabalho consistia em seu histórico de:

·A assistência à velhice desamparada;

  • Assistência a menores carentes e suas famílias;
  • Assistência a gestantes, e nutrizes e suas famílias;
  • Cursos profissionalizantes;
  • Assistência moral, cívica, cultural e de higiene, na medida de suas possibilidades;

Onde a prestação de serviços consistia nas Unidades: Asilo São Vicente de Paulo, Centro de Convivência Infantil, Albergue São Vicente de Paulo e a Guarda Mirim de Valentim Gentil.

 No decorrer dos anos o atendimento priorizou ao “Asilo São Vicente de Paulo”, Instituição de Longa Permanência para Idosos de ambos os sexos, onde moradores há muitos anos reside até o momento na Instituição. Sua diretriz se faz por meio do princípio da caridade que envolve o carisma da religiosidade. O nome da Associação também mudou para Lar São Vicente de Paulo de Valentim Gentil.

Atualmente instituição possui título de utilidade pública federal e atua em conformidade com a Política Nacional do Idoso, Lei n°. 8.842/1994, com o Estatuto do Idoso, Lei n° 10.741/2003, e com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Encontra-se cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Municipal do Idoso. Encontra-se adequada aos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O LAR SÃO VICENTE DE PAULO DE VALENTIM GENTIL tem por finalidade prestar serviços essenciais de relevância social e de interesse público, de acolhimento institucional aos Idosos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal, na área da Assistência Social, quando esgotadas todas as possibilidades de alto-sustento e convívio com os familiares, proporcionando-lhes proteção social especial de alta complexidade, prestando serviços continuada, permanente e planejada, visando especificamente:

 Manter unidade institucional com característica domiciliar destinada a acolher pessoas idosas de ambos os sexos, com 60 (sessenta) anos ou mais, independentes ou com graus de dependência de acordo com o capitulo II do Regimento Interno, que estejam nas seguintes situações: falta de condições dignas para permanecer com a família, sendo vítimas de atos de violência e negligência, em situação de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Proporcionar aos Idosos institucionalizados assistência material, moral, intelectual, social e espiritual, em condições de liberdade e dignidade, bem como atividades culturais e recreativas, visando à preservação de sua saúde física e mental;

Propiciar ambiente acolhedor aos Idosos institucionalizados na Instituição em conformidade com o estatuto do Idoso e na observância das políticas públicas de assistência social, conforme a necessidade do Idoso, visando sempre à longevidade e o bem-estar deles;

 Incentivar e promover a participação da família e da comunidade na atenção aos Idosos institucionalizados, visando em todas as ações à integração social e o fortalecimento do vínculo familiar, como forma de sociabilidade.